REBIMAR
Tartaruga-Marinha
No planeta existem 07 espécies de tartarugas marinhas, duas delas existem apenas em regiões específicas. As outras 05 espécies podem ser encontradas em todo litoral brasileiro, inclusive aqui no litoral sul. Elas utilizam as ilhas do Complexo Estuarino de Paranaguá (CEP) para se alimentar.
A espécie foco do projeto é a tartaruga-verde (Chelonya Midas). As ações do Programa REBIMAR para essa espécie acontecem em épocas específicas do ano, realizando a captura intencional de indivíduos para coleta de dados, anilhamento e aplicação de “tags” para monitoramento via satélite. O objetivo do monitoramento das tartarugas é compreender a trajetória e áreas de uso dos indivíduos na costa brasileira e o estado de saúde dos animais que se tornam residentes no CEP.
O encalhe de tartarugas nas praias é bastante comum, vivos e, infelizmente, mortos. Uma das ameaças para as tartarugas são os encontros com as redes de emalhe utilizadas para pesca e a ingestão de resíduos plásticos descartados incorretamente no oceano, além da atividade portuária constante, que afeta consideravelmente o ambiente marinho, e com isso propor medidas de conservação baseada nos dados coletados, em conjunto com o poder público e a sociedade como um todo.
Pesquisadores Envolvidos

Tawane Nunes

Camila Domit

Gabriel Fraga

VItória Iurk
