Projeto Currais
O Arquipélago de Currais está localizado a cerca de 6,2 milhas (11,1Km) da costa paranaense e é composto por três ilhas oceânicas dispostas num eixo noroeste-sudeste, a maior ocupando 81% da área total emersa do arquipélago, e o restante da área (19%) incluindo dois pequenos rochedos. A região se destaca pela sua importância, em especial as aves, que utilizam a área para a nidificação, processo conhecido pela construção de ninhos e incubação de ovos.
Em virtude da sua importância para a conservação marinha, em 2002 foi elaborado o projeto de lei nº7032 para a criação do Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais, o qual foi oficialmente criado pelo decreto n.º 12.829 de 20 de junho de 2013. Trata-se do primeiro parque marinho do Estado do Paraná e o terceiro do país, atrás dos Parques Marinhos dos Abrolhos e de Fernando de Noronha.
O objetivo do Projeto Currais foi realizar estudos e fazer análise integrada das características ecológicas e formas de uso do Arquipélago de Currais e seu entorno para o futuro plano de manejo doParNaMar Currais. Estes estudos geraram informações sobre a fauna marinha relacionada â área delimitada pelo PARNA Marinho dos Currais, bem como suas formas de uso, principalmente a pesca. Além disso, através da análise integrada desses dados, gerou informações que podem ser utilizados na elaboração do plano de manejo do Parque. O projeto teve três linhas principais: Biodiversidade, Pesca e Gestão Ambiental.
Realização: Associação MarBrasil
Patrocínio: Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza