Programa REBIMAR

REBIMARPrograma de Recuperação da Biodiversidade Marinha A região entre o Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais (PR) e a Estação Ecológica Tupinambás (SP) é um corredor ecológico que abriga diversas espécies ameaçadas de extinção e/ou importantes como recursos pesqueiros para milhares de pescadores. Composta por habitats em bom estado de conservação e importantes para reprodução, recrutamento e alimentação…

ProRecifais

ProRecifaisResultados atuais e possibilidades futuras do Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais e recifes artificiais adjacentes para recuperação de peixes recifais ameaçados No Brasil, várias espécies de peixes marinhos tiveram suas populações reduzidas, com perdas de até 90%. Peixes recifais em particular, são altamente susceptíveis a explotação pesqueira, devido suas características bioecológicas, comportamento e…

BioGeo

BioGeoParque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais O projeto BioGeo ParNaMar Currais, por meio do conhecimento científico gerado, pôde auxiliar a fundamentar as ações de conservação, educação ambiental e gestão do parque, além de embasar a elaboração do seu plano de manejo. Os produtos gerados pelo projeto promovem a valorização do Parque, sensibilizando e informando…

PreInv

PreInvPrevenção da Bioinvasão no litoral do Paraná O efeito das alterações climáticas e espécies invasoras têm implicado no colapso e até mesmo declínio de vários ecossistemas marinhos. As mudanças globais podem alterar a distribuição e dinâmica das populações, podendo favorecer, nesse processo, as espécies invasoras. Quando outros estresses ambientais agem em sinergia num determinado local,…

Projeto Currais

Projeto CurraisAnálise integrada das características ecológicas e formas de uso do Arquipélago de Currais O Arquipélago de Currais está localizado a cerca de 6,2 milhas (11,1Km) da costa paranaense e é composto por três ilhas oceânicas dispostas num eixo noroeste-sudeste, a maior ocupando 81% da área total emersa do arquipélago, e o restante da área…