ProMero

Programa de Conservação e Manejo do Mero no Litoral do Paraná

O projeto PROMERO (Programa de Conservação e Manejo do Mero do Litoral do Paraná) levantou informações científicas sobre o peixe Mero (Epinephelus itajara) e auxiliou na conservação da espécie, que segundo o Livro Vermelho de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), se encontra criticamente ameaçada de extinção.

No primeiro semestre de 2007, a Associação MarBrasil encerrou o projeto piloto do PROMERO, no qual foram realizadas diversas atividades com o objetivo de estudar a população de meros no litoral do Paraná, através da marcação e do monitoramento de indivíduos. Também foram realizadas ações de sensibilização de públicos como mergulhadores recreativos, caçadores subaquáticos e pescadores artesanais, além do público em geral.

A equipe da MarBrasil desenvolveu ações de educação ambiental com crianças deficientes visuais, alunos do ensino fundamental e alunos do ensino médio, das escolas localizadas no município de Pontal do Paraná e outros municípios da região litorânea paranaense. Entre as atividades do PROMERO, também aconteceram oficinas de capacitação de agentes de fiscalização atuantes no litoral paranaense, na diferenciação entre os meros (Epinephelus itajara) e os demais serranídeos. Os resultados levantados pelo projeto nos anos de 2006 e 2007 indicaram uma população maior que 50 indivíduos desta espécie no litoral do Paraná.

Realização: Associação MarBrasil
Patrocínio: Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza