ProToninhas

Ecologia e conservação de Pontoporia blainvillei no Estado do Paraná

A Toninha, conhecida pelos pesquisadores como Pontoporia blainvillei, é a menor espécie de golfinho que ocorre na costa brasileira (o comprimento total dos animais no Paraná não passa de 150cm) . Entretanto, por viver em áreas costeiras é impactada por muitas atividades humanas (capturas acidentais em redes de pesca, contaminação química, poluição sonora, destruição de seu habitat) e hoje é considerada a espécie de golfinho mais ameaçada de toda a América do Sul. Sua ocorrência é registrada apenas entre o litoral do estado do Espírito Santo, Brasil, e a região da Península Valdés, na Argentina.

 

A toninha vem sendo estudada pela equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação, do Centro de Estudos do Mar (UFPR), há mais de 10 anos. Nos últimos anos, em parceria com a Associação MarBrasil, e contando com o apoio das comunidades tradicionais do litoral do Paraná (principalmente das comunidades pesqueiras artesanais), os trabalhos realizados têm obtido resultados importantes sobre a biologia da espécie, quanto as suas principais áreas de ocorrência e impactos que podem afetar as populações de botos e toninhas da região. Todas estas informações colaboram com as ações elencadas pelo governo federal como prioritárias para a conservação desta espécie.

 

Confira o Plano de Ação Nacional para a Conservação da Toninha no link abaixo :

http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/fauna-brasileira/plano-de-acao/147-plano-de-acao-nacional-para-conservacao-da-toninha.html

 

A Integração entre as comunidades locais, os pesquisadores e as instituições d e gestão são essenciais para garantir a conservação desta espécie nas águas do litoral do Paraná e de todo o Brasil. Por isso, se envolva, colabore e faça a sua parte. Proteja nossas praias, nosso mar e toda a sua biodiversidade.

 

Realização: Associação MarBrasil & Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC-UFPR)
Financiamento: Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza
Apoio: Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná